Gramado da Arena Fonte Nova não sofreu danos após show de Ivete Sangalo
O gramado da Arena fonte Nova permaneceu intacto após o show da gravação do DVD de 20 anos da cantora Ivete Sangalo, realizado no último sábado (14). Os fãs do estádio, que estavam preocupados com um possível dano à grama que reveste o campo, podem ficar tranquilos.
De acordo com a assessoria da arena multiuso, o evento reuniu aproximadamente 30 mil pessoas nas arquibancadas, sendo que 16 mil estavam na pista. O gramado foi coberto por uma estrutura chamada easyfloor plus, que é feita especificamente para a cobertura de grama. O piso é moldado em plástico polipropileno de alta resistência e impacto, com acabamento antiderrapante e proteção antichamas. De acordo com a empresa produtora do material, o easyfloor plus possui ainda um sistema de distribuição de carga e respiração desenvolvidos por engenheiros agrônomos, o que não permite que a grama continue "respirando" e fique protegida por até sete dias sem que haja prejuízo à raiz.
O engenheiro agrônomo responsável pelos cuidados com o "tapete verde" da Arena Fonte Nova, Ricardo Novelino, falou sobre o impacto do show na estrutura do campo. “O gramado se comportou muito bem durante as horas que ficou coberto, superando todas as expectativas. Agora ele passa pela manutenção de fim de temporada que já estava programada e, em uma semana, já poderia tranquilamente sediar um jogo de futebol”, garantiu.
A manutenção aos gramados começou na última segunda-feira (16). Foram realizados cortes na grama, nivelamento, adubação, irrigação e aplicação de controle preventivo de pragas e doenças.
Integrantes do Comitê Organizador Local (COL) da FIFA e da Secopa estiveram presentes no estádio para conferir a situação do gramado pós-evento e se mostraram tranquilos com o que viram.
Muitos torcedores demonstraram preocupação após o anúncio do show. Em dezembro de 2009 o cantor Roberto Carlos se apresentou no estádio de Pituaçu e, logo após o evento, o estádio teve sérios problemas com o gramado. Além de ficar extremamente danificado por conta do número de pessoas que compareceu à apresentação, a grama ficou debilitada e sofreu com uma série de pragas, o que inviabilizou o uso para jogos de futebol por quase dois meses.
Fonte: Correio