Ivete Sangalo fala sobre a polêmica das biografias não-autorizadas
Ivete Sangalo participou de um bate papo ao vivo no portal iBahia, nesta quarta-feira (06). Na ocasião, além de falar sobre os preparativos para o DVD de 20 anos de carreira, a baiana aproveitou a oportunidade para falar sobre a polêmica das biografias não autorizadas.
"Penso em fazer uma biografia, mas não é um projeto para agora. Tem que ser pensando com calma já que se trata de uma investigação sobre alguém. Entendo essa polêmica criada atualmente mas acho que é direito do jornalista escrever. Ao mesmo tempo, concordo que deve haver um regulamento, regras para direcionar quem vai falar e quem vai ser ouvido. Acho arriscada uma má apuração", disse ela com exclusividade.
Para quem não acompanhou, a liberdade de publicação de biografias tem gerado grande polêmica desde o início de 2013, quando o grupo Procure Saber – integrado por Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Djavan e presidido pela ex-mulher de Caetano Paula Lavigne – passou a defender a proibição de obras não autorizadas pelos biografados ou por suas famílias, em caso de morte.
Os artistas defendem o direito à privacidade e destacam as dificuldades em conseguir reparar através de ações judiciais os danos posteriores à publicação. Os biógrafos, no entanto, avaliam que a necessidade de autorização é censura prévia e fere a liberdade de expressão.
Fonte: Ibahia