[Crítica] Ivete Sangalo erra feio ao fazer "festa de debutante"
Não entendo, porque Ivete fez uma festa de debutante, sendo que só princesas podem fazer isso. Rainhas, como ela, tem que ter festas de consagração, mesmo com seus "15 anos". E na noite desta quinta-feira, 17 de janeiro, Ivete Sangalo só fez comprovar isso! Se apenas sentada numa banquinho, cantando calmamente no seu show "Baladas", em Salvador, Ivete conseguiu paralisar a todos, imagine com uma entrada triunfal, uma super produção e aquela energia inesgotável já conhecida por milhões de brasileiros?
Entrando no palco, pela segunda vez nesta edição (ela fez a abertura do evento, ao lado de Lazzo, na quarta-feira) com um vestido nude dourado longo, para dançar valsa com 15 cantores baianos, escolhidos pela mesma para serem seus príncipes, Ivete hipnotizou todos os presentes no Parque de Exposições, que acompanhavam o seu show, no Palco 15 Verões. Ao som de "We Are Carnaval", em ritmo de valsa ela começou a dançar com Gilberto Gil, seguido de Carlinhos Brown, Xandy, Saulo, e outros, sendo ovacionada pelos presentes. Após a valsa, a cantora anunciou um a um e visivelmente emocionada, agradeceu a todos por terem aceitado o convite. Para conseguir reunir tantos astros num só palco, ao mesmo tempo, só Ivete mesmo, já que um convite de rainha é um mandato, como disse Carlinhos Brown.
Logo após essa entrada triunfal, na minha opinião, a melhor de todas as edições, ela transformou seu vestido longo em curtíssimo, evidenciando seu belo par de pernas e declarou: "É nossa hora, Salvador", iniciando a faixa "Real Fantasia", presente no seu último álbum homônimo, levando todos ao delírio. Se alguém achou que camarotes eram a melhor opção para fugir do empurra-empurra, após o início da música, mudaram de opinião e devem ter concluído, que não existe calmaria em um show do furacão baiano.
Com uma superprodução digna de cantoras do mainstream internacional (como Rihanna, Katy Perry ou Beyoncé) aliada a um repertório surpreendente, Ivete, que não fez questão de esconder sua felicidade, fez uma das apresentações que com certeza será uma das melhores, se não a melhor, da edição 2013 do Festival. Um dos pontos altos do show foi a apresentação de "Dançando", sua aposta para o carnaval. Com um corpo de balé, com mais de 10 dançarinos, a cantora performou a música e ainda ensinou a coreografia para a galera. Outros destaques foram a apresentação de "Pomba Suja", sua versão, em ritmo de axé, para para o hit coreano "Gangnam Style", do Psy (que provavelmente estará presente em seu trio elétrico no carnaval), a performance de "Baianidade Nagô", que foi dedicada a Saulo Fernandes, e o famoso medley dos pagodes, que tradicionalmente ela apresenta no Festival. Esse ano ela apostou apenas em músicas do Psirico, "Dançation" e "Zuadinha do Amor". A novidade ficou por conta de "Ziriguidum", do grupo Filhos de Jorge.
É clichê falar isso, mas quem não era fã de Ivete e foi a esse show, deve ter se tornado ontem. 15 anos comemorados com uma festa linda e apresentação digna. Que venham os 30 anos, 40 e 50 anos do Festival de Verão e com Ivete Sangalo presente em todas as edições, sempre!
Marcus Dantas
Da Redação do Ivete Sangalo News